Quarta-feira, 21 de Maio de 2008

Grandes superfícies previstas para a cidade !!!

Faro: Grandes superfícies previstas para a cidade evitarão saída de pessoas para ir às compras - autarquia

16 de Maio de 2008, 17:36

Faro, 16 Maio (Lusa) - O presidente da Câmara de Faro, José Apolinário, justificou hoje a abertura de mais grandes superfícies na cidade com a tentativa de evitar a saída da população da zona urbana para fazer compras.

"Não podemos fechar as pessoas na cidade e a verdade é que elas fogem todos os dias para frequentar grandes superfícies, em alguns casos muito longe do concelho", defendeu o autarca socialista.

José Apolinário referia-se à prevista abertura de um supermercado Pão de Açúcar no centro da cidade (1.500 metros quadrados), a que se juntará um Pingo Doce de 1.250 metros no Montenegro e um Aldi de 1.000 metros em Vale da Amoreira.

"Temos que evitar o efeito de 'donut', com um vazio no meio e as áreas comerciais todas à volta", comparou, ressalvando contudo que o total de superfície das três áreas comerciais previstas não excedem os 3.750 metros quadrados, "sensivelmente o mesmo de um hipermercado normal numa zona urbana".

A mais emblemática daquelas aberturas, prevista para o edifício do Mercado Municipal, próximo do centro da cidade, será a loja de média dimensão Pão de Açúcar, que Apolinário antevê como uma nova força de atracção de pessoas ao edifício inaugurado em Janeiro de 2007.

Tido pela autarquia como um tipo de oferta complementar ao mercado tradicional, a nova loja de 1.499 metros (mais 500 para armazém), a instalar na cave do mesmo imóvel, será dedicado sobretudo às mercearias e congelados, embora disponha de uma "pequena zona de frescos".

A conjugação do factor de atracção do supermercado com a nova Loja do Cidadão - a inaugurar também antes do fim do ano no 2º piso do Mercado Municipal - deverá levar cerca de 3.000 pessoas por dia ao edifício, estima José Apolinário.

Adiantou que a escolha do grupo Auchan pela empresa municipal do mercado de Faro assentou nas melhores condições oferecidas pelo grupo empresarial, nomeadamente ao nível da conclusão das obras na cave e da contrapartida financeira pela ocupação.

O presidente do município de Faro calcula em um milhão de euros a totalidade do financiamento a entregar pelo grupo à empresa municipal, dos quais 600 mil se referem à taxa de ocupação do espaço, a entregar à cabeça.

Além disso, a Pão de Açúcar contribuirá também com 50 por cento do valor dos arranjos da entrada, os mais caros dos quais são uma passadeira e uma escada rolante, que deverão estar concluídas dentro de seis meses.

Essas contrapartidas significarão a possibilidade de renegociação das dívidas da empresa junto da banca, no valor de 13,8 milhões de euros, dos quais 9 milhões deverão ser reescalonados para pagamento até 2023, a cerca de meio milhão de euros ao ano.

O supermercado será inaugurado dentro de seis meses, altura em que abrirá portas também a Loja do Cidadão de Faro - a primeira do Algarve - com 2.300 metros quadrados.

Àquelas estruturas juntar-se-á ainda um ginásio e outras lojas de apoio, que só deverão começar a ser comercializadas após a inauguração dos dois "espaços âncora".

Além das três grandes superfícies do ramo alimentar, abrirá portas dentro de alguns meses uma loja "Aki", nos dois primeiros pisos do antigo "Faro Shopping", frente ao actual "Fórum Algarve".

A loja ocupará cerca de 3.000 metros quadrados, ficando ainda 5.000 metros por ocupar, precisou José Apolinário, que disse desconhecer ainda a decisão final da Virgin sobre a prevista abertura de um ginásio "Virgin Active" no edifício.

JMP.

Lusa

 

 

 

Sentimo-nos: atentos
Publicado por recriar_ossonoba às 21:32
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos

.Agenda Cultural . . .

.Mais sobre nós

.Nós. . .

.Cidade da Semana...

.Figura da Semana

."Regionalisse da semana"

.Maio 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
13
14
16
17
18
20
24
25
26
27
28
29
30
31

.Ultimos Posts

. MAQUETA FINAL ! ! !

. Encontro de Criativos: Ta...

. Entrevista com Recriar Os...

. Encontro de Criativos: Ta...

. Palestra!

. Recriar Ossónoba a todo o...

. Grandes superfícies previ...

. Propostas...

. Encontro de Criativos !

. À descoberta do Concelho...

.Arquivos

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

.Super Bock Blog Awards

.Google Maps

Visita a nossa cidade em constante movimento...

.Agendas da Semana

Consulta a programação das nossas semanas

.Visitas . . .

Free Hit Counters
Recriar Ossonoba

.Ossonoba Music

.tags

. todas as tags

.Links